17 de janeiro de 2011

Russia bate Brasil

A Rússia venceu o Brasil nesta segunda-feira (17/1) no primeiro dos dois amistosos programados entre os dois países. Os russos, semifinalistas da última Copa do Mundo de Futsal, fizeram valer o fator casa e bateram os atuais campeões mundiais por 3 a 1, em Ekaterimburgo. Nesta quarta-feira (19/1), as duas equipes voltam a se enfrentar, desta vez em Tyumen.
fonte: http://www.futsalbrasil.com.br/

13 de janeiro de 2011

Paulista 2011

Creio que este ano, 2011, o Campeonato Paulista promete, são muitas equipes trabalhando profissionalmente com elenco e comissão técnica de auto nível. Creio que não temos mais espaços para amadorismo, saudosismo, com um campeonato que mesclava pouquíssimas equipes num ritmo profissional com a grande maioria em ritmo amador.


Será que finalmente a mídia voltará seus olhos para o futsal paulista? Será que finalmente vou ver uma equipe paulista campeã da Liga Nacional? Não sei, só sei que estou na expectativa de acompanhar cada jogo. Vai ser empolgante. Creio que temos mais ou menos 8 equipes em condições de brigar pela ponta.

2 de janeiro de 2011

Goleiro-Linha

Artigo postado no site http://cev.org.br/ - comunidade Futsal.

Eu fui um dos que comentaram que nenhum sistema de ataque é "imarcável", mas confesso que tenho que me render e concordar com as colocações do prof. Wilton que discute se nas categorias "menores" o goleiro-linha é mais fácil de marcar, e eu ilustro com o fato que presenciei há poucas semanas atrás.


Fui assistir a final do campeonato paulista adulto feminino entre as equipes Kurdana/Cotia e Palmeiras/Jaguaré. Na primeira etapa do jogo o domínio da equipe Palmeiras foi notório dando a impressão que o jogo estava totalmente controlado. Na segunda etapa a equipe Kurdana, já no primeiro minuto, iniciou com goleiro linha e assim permaneceu o tempo todo, mudando totalmente a história do jogo, o volume de jogo passou totalmente para a equipe de Cotia, ficando o Palmeiras só se defendendo, tentando nos 20 minutos restantes manter o placar favorável. Para resumir a história, a equipe Kurdana, num fato não esperado, visto que a equipe do Palmeiras tem no seu elenco muitas jogadoras recém-campeãs mundiais pela seleção brasileira, sagrou-se campeã paulista de 2010.

No adulto o goleiro linha faz muita diferença, creio que por este motivo a regra deve ser alterada futuramente, mas nas categorias abaixo, tenho visto sim muitos treinadores expondo suas equipes numa situação em que os atletas não estão preparados emocionalmente para executa-la.

O prof. Marco Antonio (Batata) relata o porquê com as seguintes afirmações:

Situação alto risco (medo);

Sofrendo gol (insegurança);

Ter que recuperar resultado (estresse);

Grau de responsabilidade é elevado (estresse);

Falta de qualidade técnica individual (insegurança);

Conscientizar a equipe que o passe é o principal recurso a ser utilizado (mentalidade conservadora).

Em se confirmando a alteração nas regras quanto ao goleiro-linha, creio e espero que os treinadores vão ser desestimulados a implementar esta manobra nas categorias iniciantes, ou não.