Aproveitando a discussão do prof. Vagner, e sabendo que este assunto já foi muito debatido e muito discutido, mas crendo que ainda há muito para se conversar, gostaria de propor esta discussão, pois tenho ficado incomodado, principalmente após ler o livro Código do Talento. Talento, nós formamos ou detectamos ?
Eu acredito que o professor de ed. Física tem uma atuação mais global; antes de detectar talentos ou mesmo forma-los, seus objetivos tem que estar sim focados em formar cidadãos que saibam buscar e manter com prazer, qualidade de vida e boa saúde.
Tenho visto na literatura e ao longo de 25 anos de experiência, hoje, adultos traumatizados com a Ed. Física escolar, tendo ojeriza por qualquer exercício físico, creio que vítimas de maus profissionais que, equivocadamente, estavam mais preocupados com o “gesto motor” do que com a saúde de seus alunos.
Dentro deste contexto todo creio que o profissional de Ed. Física pode e deve detectar talento natural, não creio em formação de talentos, creio que lapidamos diamantes, às vezes nos apresentam brutos e sem forma, após a lapidação dá-nos a impressão que formamos este diamante, mas na realidade polimos aquilo que já era natural.
Contrariando os conceitos do livro citado acima, creio veemente que talentos se detecta, se descobre, para mim desenvolver habilidades não pode se confundir com lapidação de talentos.
Eu acredito que o professor de ed. Física tem uma atuação mais global; antes de detectar talentos ou mesmo forma-los, seus objetivos tem que estar sim focados em formar cidadãos que saibam buscar e manter com prazer, qualidade de vida e boa saúde.
Tenho visto na literatura e ao longo de 25 anos de experiência, hoje, adultos traumatizados com a Ed. Física escolar, tendo ojeriza por qualquer exercício físico, creio que vítimas de maus profissionais que, equivocadamente, estavam mais preocupados com o “gesto motor” do que com a saúde de seus alunos.
Dentro deste contexto todo creio que o profissional de Ed. Física pode e deve detectar talento natural, não creio em formação de talentos, creio que lapidamos diamantes, às vezes nos apresentam brutos e sem forma, após a lapidação dá-nos a impressão que formamos este diamante, mas na realidade polimos aquilo que já era natural.
Contrariando os conceitos do livro citado acima, creio veemente que talentos se detecta, se descobre, para mim desenvolver habilidades não pode se confundir com lapidação de talentos.
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